quinta-feira, 4 de agosto de 2016

André Toreto modela Quadripod Robot



Colocando em prática o que tem aprendido no curso de programação de jogos e robôs Animoby Games, André Bottino Vizzoto Toreto, aos 12 anos, desenvolveu um projeto de mecatrônica para fazer um Quadripod Robot, ou seja, um robô quadrúpede. A modelagem em 3D foi realizada através dos conhecimentos adquiridos no curso e as peças foram impressas no próprio Animoby, em nossa impressora 3D.




Com orientador David
Aluno do curso há um ano, afirma estar animado para desenvolver novos trabalhos.
Arduíno
Durante a realização do projeto, tem contado com o auxílio de um orientador. “Me inspirei no robô aranha que tinha aqui no curso. Mas, queria algo diferente e, por isso, fiz de forma não-desmontável”, diz. André ainda explica que o quadrúpede possui uma capa central que vai abrigar o arduíno.
Com orientador Kevin
“Ficou do jeito que eu imaginava. Tive algumas dúvidas, que fui tirando com o orientador, e fui fazendo o que achava que estava correto. Deu certo!”, comemora.
Com a modelagem e a impressão finalizadas, o jovem desenvolve agora a parte de programação para fazer o robô andar, e de eletrônica, que vai conectar o arduíno com os motores e a bateria.



Robôs
No Animoby Games, os alunos aprendem a produzir robôs, desde seu projeto, desenvolvimento, até impressão, montagem e motorização. Um exemplo é o robô aranha, feito com material ABS, impresso em impressora 3D e controlado por um arduíno, possui uma célula de vida de 8 volts que pode durar até uma semana sem recarga. Além de carregar o próprio peso, tem o mesmo princípio das aranhas para se locomover, sendo capaz de andar para frente, para os lados, para trás, e de girar no próprio eixo. Outro movimento que este robô faz é de abrir e fechar sua garra, podendo até segurar objetos leves. Está equipado com micro servos, que combinam movimentos para produzir essa performance.
Inspirado em animais como aranha, besouro, escorpião, formiga, caranguejo e morcego, o robô utiliza dois LEDs de 10 mm para iluminação e simular os olhos. Também possui um sonar para identificar obstáculos e desvia-los. Quando o obstáculo aparece rápido e próximo ao robô, ele fica em posição de ameaça, movimentando suas garras.
O curso tem um forte apelo na área da robótica, na qual os alunos aprendem a programar em placas, montar circuitos, computação física, entre outras áreas.


Aguarde! Em um próximo post mostraremos o Quadripod Robot finalizado!


Quer fazer parte do Animoby Games? Acesse: www.animobygames.com.br



Um comentário: