André Toreto modela Quadripod Robot
Colocando
em prática o que tem aprendido no curso de programação de jogos e robôs Animoby
Games, André Bottino Vizzoto Toreto, aos 12 anos, desenvolveu um projeto de
mecatrônica para fazer um Quadripod Robot, ou seja, um robô quadrúpede. A
modelagem em 3D foi realizada através dos conhecimentos adquiridos no curso e as
peças foram impressas no próprio Animoby, em nossa impressora 3D.
Com orientador David |
Aluno
do curso há um ano, afirma estar animado para desenvolver novos trabalhos.
Durante a realização do projeto, tem contado com o auxílio de um orientador.
“Me inspirei no robô aranha que tinha aqui no curso. Mas, queria algo diferente
e, por isso, fiz de forma não-desmontável”, diz. André ainda explica que o
quadrúpede possui uma capa central que vai abrigar o arduíno.
Arduíno |
Com orientador Kevin |
“Ficou
do jeito que eu imaginava. Tive algumas dúvidas, que fui tirando com o
orientador, e fui fazendo o que achava que estava correto. Deu certo!”,
comemora.
Com
a modelagem e a impressão finalizadas, o jovem desenvolve agora a parte de
programação para fazer o robô andar, e de eletrônica, que vai conectar o
arduíno com os motores e a bateria.
Robôs
No
Animoby Games, os alunos aprendem a produzir robôs, desde seu projeto,
desenvolvimento, até impressão, montagem e motorização. Um exemplo é o robô
aranha, feito com material ABS, impresso em impressora 3D e controlado por um
arduíno, possui uma célula de vida de 8 volts que pode durar até uma semana sem
recarga. Além de carregar o próprio peso, tem o mesmo princípio das aranhas
para se locomover, sendo capaz de andar para frente, para os lados, para trás,
e de girar no próprio eixo. Outro movimento que este robô faz é de abrir e
fechar sua garra, podendo até segurar objetos leves. Está equipado com micro
servos, que combinam movimentos para produzir essa performance.
Inspirado
em animais como aranha, besouro, escorpião, formiga, caranguejo e morcego, o
robô utiliza dois LEDs de 10 mm para iluminação e simular os olhos. Também
possui um sonar para identificar obstáculos e desvia-los. Quando o obstáculo
aparece rápido e próximo ao robô, ele fica em posição de ameaça, movimentando
suas garras.
O
curso tem um forte apelo na área da robótica, na qual os alunos aprendem a
programar em placas, montar circuitos, computação física, entre outras áreas.
Aguarde!
Em um próximo post mostraremos o Quadripod Robot finalizado!
Quer
fazer parte do Animoby Games? Acesse: www.animobygames.com.br
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