sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Módulo mecânico controlado pelo Arduino


Em nosso laboratório de robótica, desenvolvemos um módulo para aprendizado de montagem mecânica controlado pelo Arduino.
Módulo desenvolvido em nosso laboratório.
Este módulo é formado por dois motores independentes que são conectados às rodas através de eixos perpendiculares engrenados por engrenagens cônicas que transferem o movimento dos motores para as rodas. Uma terceira roda livre completa o plano de apoio do módulo.
Detalhe dos motores independentes.
Detalhe das engrenagens cônicas utilizadas.
Os seus motores são controlados de forma independente pelo programa desenvolvido pelo aluno e gravado no Arduino, mas seu interfaceamento é efetuado por um único componente dedicado a este fim. E todo o circuito é alimentado por baterias.
O módulo é controlado pelo Arduino e alimentado por baterias.
O objetivo é fazer o aluno integrar os conceitos de mecânica, eletrônica e programação visando a área de robótica. Ao ter contato com esse módulo, os alunos aprendem os processos de montagem de uma estrutura mecânica, bem como os cuidados necessários para executá-la: alinhamento, perpendicularidade, engrenamento, sequência e ordenação. Além disso, o aluno também aprende como manipular as ferramentas necessárias para a montagem. E para funcionar, o aluno terá que aplicar os conceitos ensinados de interfaceamento de motores (drivers), circuito de alimentação e programação para controle de movimento através do Arduino.
Módulo utilizado em sala de aula.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Jogo Asteroids no curso Animoby Games

Você já deve ter visto ou até mesmo jogado Asteroids, um popular jogo arcade que foi lançado em 1981 pela Atari. O objetivo desse jogo era destruir os asteróides sem ser atingido por eles ou seus fragmentos e adquiriu vários fãs ao redor do mundo e é jogado até hoje, seja por emuladores, fliperamas ou em versões mais recentes produzidos por outras empresas.
Durante as aulas do nosso curso, propomos aos alunos que reproduzissem este jogo utilizando a ferramenta Scratch. Escolhemos o Asteroids justamente por ser tão popular e, assim, conseguimos ensinar a eles que para produzir um jogo de sucesso basta ter dedicação ao seu trabalho.

O aluno Pedro Lima foi mais além e criou a sua versão de Asteroids inspirado em Star Wars. “Eu escolhi esse tema porque Asteroids tem a ver com o Star Wars, que tem grande popularidade, é conhecido e todo mundo gosta. Por isso resolvi fazer o jogo assim.” Pedro diz, ainda, que teve bastante trabalho, pois o jogo apresenta uma história e é bem detalhado. “A minha maior dificuldade foi pesquisar as imagens do jogo” diz o garoto.



Segundo o orientador do curso, Frank Dantas, a proposta é estimular o aluno a raciocinar sobre a maneira correta de relacionar as ações de cada elemento gráfico do jogo com os blocos que o Scratch oferece e a combinação para que o objeto do jogo se comporte da forma esperada.