O aluno do Animoby Games, Lucas Bastos Lopes, 11 anos, desenvolveu e programou seu próprio barco, com os ensinamentos que adquiriu ao longo de quase dois anos de curso. Ele conta que o modelo do navio foi inspirado na Classe Bismarck, que consistia em dois couraçados construídos para a marinha alemã, logo após o início da Segunda Guerra Mundial. “Esse barco chama Bismarck. Embora eu não goste do nazismo, gostei muito do formato e da aerodinâmica e, por isso, me inspirei neles”, diz.
Lucas, que conheceu o curso através de amigos, lembra que começou com a parte de desenvolvimento de games, mas se identificou mesmo foi com a robótica. “Gostei bastante da parte de robótica, de montar carro, robô, navio, avião, ou seja, de tudo. Já fiz vários projetos e este do barco é que o levei para frente”, exalta. “Queria fazer um projeto grande e estava em dúvida entre um avião, um helicóptero, um barco, um carro. Então, fui pensando nas opções”, complementa.
Depois de baixar um modelo de referência na
internet, que teve a modelagem adaptada para a impressora 3D, o objeto foi
impresso no próprio Animoby Games, em três partes, e depois montado, com o
auxílio de orientadores do curso. A parte da modelagem foi mais difícil,
enquanto a do arduino foi considerada mais tranquila pelo aluno. “Gostei
bastante do resultado. Pensei que não ia dar certo, que ia afundar, que os fios
iam soltar, molhar e queimar tudo, mas deu tudo certo”, comemora.
Ele conta, no entanto, que pensa em dar um passo
atrás e desenvolver ainda o avião. Isso pelo desafio que o projeto impõe.
“Quero ser médico e acho legal juntar a medicina com a eletrônica. Vejo que, hoje,
várias cirurgias são feitas por meio de máquinas. Ou seja, os cirurgiões estão
atuando cada vez menos com as mãos e mais por instrumentos tecnológicos. Acho
isso muito legal”, promove.
Robôs
No Animoby Games, os alunos aprendem
a produzir robôs, desde seu projeto, desenvolvimento, até impressão, montagem e
motorização. Um outro exemplo é André Bottino Vizzoto Toreto, que, aos 12 anos,
após um ano de curso, desenvolveu um projeto de mecatrônica para fazer um QuadripodRobot, ou seja, um robô quadrúpede. A modelagem em 3D foi realizada através dos
conhecimentos adquiridos no curso e as peças foram impressas no próprio
Animoby.
Também gosta de robótica?
Então, venha fazer parte do time Animoby Games!
Parabéns Lucas!!! Muito bom seu projeto!!!
ResponderExcluir