Fã de robótica, Lucas Silva
Santana, 14 anos, com apenas sete meses de Animoby Games, já desenvolveu um Plotter
usando driver de DVD. Um plotter, para quem não conhece, é uma impressora
destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões. E o Lucas criou a sua utilizando
materiais reaproveitados, como, no caso, o drive de um aparelho DVD.
Além deste projeto, já
desenvolveu vários outros mais simples, que envolvem mecânica e eletrônica,
também usando materiais recicláveis que tinha em casa. Desta vez, levou em
conta seu interesse por impressoras 3D, no entanto, pelo grau de dificuldade em
reproduzir uma delas, optou por fazer uma 2D, a qual desenha utilizando uma
caneta.
Projeto
Para criar o Plotter, Lucas usou
um arduino para controlar os drivers de motor e dois motores para os eixos X e
Y, além de um servo motor para controlar a caneta, que faz movimento para
cima e para baixo. A área de desenho, porém, não é muito grande devido às
limitações físicas do driver usado no circuito.
Para desenhar, o usuário
utiliza o Inkscape, uma ferramenta de desenho vetorial ensinada no curso de
programação de jogos e robótica, junto com uma extensão que converte o desenho
para G-code, uma “linguagem” usada por máquinas desse tipo, como routers e
impressoras 3D.
O projeto demorou pouco tempo
para ser desenvolvido, sendo que a maior dificuldade foi na parte de ajuste das
peças e medidas. Já o ajuste dos motores foi mais fácil, explica Lucas, pois,
além dos orientadores do Animoby Games, o aluno contou com a ajuda extra de um
técnico experiente nesse tipo de projeto.
G-code
Mais informações sobre G-code você
encontra neste link: https://reprap.org/wiki/G-code.
Também quer fazer o seu
próprio projeto?
Então, venha para o Animoby
Games!
Nenhum comentário:
Postar um comentário