João Francisco Lopes Lima
Xavier Rego, 8 anos, aluno do Animoby Games, tem um costume um pouco incomum
para as crianças da sua idade: gosta de criar jogos em seu tempo livre. Segundo
o orientador do curso de programação e robótica, Frank Dantas, o garoto adotou
o hobby depois que iniciou as aulas, há sete meses. “Não sempre, claro, mas
depois que entrou no curso, ele aderiu esse novo hábito em seus tempos de
descanso”, explica.
João Francisco conta que, em
uma viagem que faz até a cidade de São José Rio Preto, interior de São Paulo,
para visitar alguns familiares, não deixou de levar seu computador. Foi nessa
oportunidade que ele teve a ideia de desenvolver um game. “Mas, que tipo de
jogo?”, pensou o aluno, olhando para a galeria do Scratch, um software usado no
curso para ensinar o desenvolvimento de jogos. Foi, então, que achou um pinguim
e alguns peixes. Logo teve a brilhante ideia de criar um desafio com eles.
O game
A partir da ideia, João
Francisco criou o jogo “Desvie do buraco e dos peixes”, cujo objetivo é manter
o pinguim vivo, num oceano cheio de peixes e uma foça (buraco). Frank esclarece
que, ao iniciar o game, o jogador pode controlar o pinguim nas quatro direções,
fazendo, assim, com que ele desvie dos peixes.
“Cada peixe fica em uma
profundidade diferente, evitando assim que o jogador fique só parado. No fundo
do mar ainda existe um buraco onde o pinguim também não pode encostar, senão
morre e o jogo acaba”, relata o orientador.
Para João, o mais legal e
fácil no jogo foi colorir os peixes, dando assim a impressão de cada um ser de
uma espécie e de temperamento diferentes. “Criar os códigos de um jogo não é
fácil e nem rápido, e, para Joao não foi diferente. Essa foi a parte que ele
achou mais demorada para fazer”, diz o orientador.
O aluno já revela a intenção
de criar mais games. “Jogos que somam pontos por tempo de sobrevivência”,
promove.
Também quer fazer o seu
próprio jogo?
Então, venha para o Animoby
Games!
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