sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Aos 14 anos, Lucas cria Plotter usando driver de DVD



Fã de robótica, Lucas Silva Santana, 14 anos, com apenas sete meses de Animoby Games, já desenvolveu um Plotter usando driver de DVD. Um plotter, para quem não conhece, é uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões. E o Lucas criou a sua utilizando materiais reaproveitados, como, no caso, o drive de um aparelho DVD.
















Além deste projeto, já desenvolveu vários outros mais simples, que envolvem mecânica e eletrônica, também usando materiais recicláveis que tinha em casa. Desta vez, levou em conta seu interesse por impressoras 3D, no entanto, pelo grau de dificuldade em reproduzir uma delas, optou por fazer uma 2D, a qual desenha utilizando uma caneta.





Projeto

Para criar o Plotter, Lucas usou um arduino para controlar os drivers de motor e dois motores para os eixos X e Y, além de um servo motor para controlar a caneta, que faz movimento para cima e para baixo. A área de desenho, porém, não é muito grande devido às limitações físicas do driver usado no circuito.
Para desenhar, o usuário utiliza o Inkscape, uma ferramenta de desenho vetorial ensinada no curso de programação de jogos e robótica, junto com uma extensão que converte o desenho para G-code, uma “linguagem” usada por máquinas desse tipo, como routers e impressoras 3D.
O projeto demorou pouco tempo para ser desenvolvido, sendo que a maior dificuldade foi na parte de ajuste das peças e medidas. Já o ajuste dos motores foi mais fácil, explica Lucas, pois, além dos orientadores do Animoby Games, o aluno contou com a ajuda extra de um técnico experiente nesse tipo de projeto.



G-code

Mais informações sobre G-code você encontra neste link: https://reprap.org/wiki/G-code.



Também quer fazer o seu próprio projeto?
Então, venha para o Animoby Games!



sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Daniel Salles cria Baldi's Basics – Scratch Version



Há apenas dois meses no Animoby Games, Daniel Salles Batista, 12 anos, já desenvolveu seu primeiro jogo: Baldi's Basics – Scratch Version. Isso no período de uma semana. Fã de jogos, já quer fazer outros projetos no curso de programação de games e robótica, usando novamente o Scracth, além de jogos de plataforma e em 3D usando a Unreal.


Inspirado no jogo Baldi’s Basics in Education and Learning, uma aventura com elementos de horror, no game de Daniel você deve percorrer uma escola coletando livros. Um professor maluco fica bravo com o jogador quando uma resposta errada é dada. Então, é preciso fugir para sobreviver e coletar o maior número de cadernos possível, sendo que a única maneira de sair da escola é por uma porta amarela. O jogo já existe em outras versões 3D e também em outros remakes já no Scratch.


O aluno conta que o que mais gostou no desenvolvimento do game foi de aprender a mexer mais no Scratch. Para ele, o diferencial neste projeto é que a sua versão do jogo possui músicas que são remixes das originais. Além disso, ele é todo em inglês, sendo que algumas falas de personagens foram gravadas pelo próprio Daniel.


O mais fácil para produzir o jogo, diz, foi conseguir a músicas e as imagens. Já a maior dificuldade ficou por conta de montar os scripts, principalmente, dos personagens principais.


Também quer fazer o seu próprio jogo?
Então, venha para o Animoby Games!